Projeto pedagógico 2020

“Foi um Rio (Carioca) que passou em minha vida”

Conhecer a história da nossa cidade é uma forma de conhecermos a nós mesmos. Portanto este ano vamos buscar, nas lembranças de um Rio antigo, possibilidades de um futuro melhor.

Vamos revisitar nossa cidade procurando conhecer  pessoas que fizeram e fazem parte dessa “Cultura Carioca” e as grandes mudanças no cenário urbano. Para isso vamos ampliar os horizontes geográficos para além da zona sul, pois conhecer e ocupar a cidade desenvolve o senso de pertencimento e compromisso, ou seja, de cidadania.  

Inevitavelmente encontraremos desigualdades,  mas também muita beleza em suas paisagens exuberantes e na rica cultura popular. Oportunidade para refletirmos sobre o que é ser cidadão e como nossas escolhas podem, por exemplo, interferir na construção de uma história e impactar o meio ambiente.

Este ano as crianças chegaram na escola não podendo beber água do bebedor. Mas porque será que isso está acontecendo na nossa cidade, cujo nome se origina da presença de um “majestoso” rio, o Rio Carioca.Aproveitamos a situação atual para que, por meio da pesquisa sobre a história da nossa cidade, pudéssemos viver com as crianças conceitos importantes na primeira infância, como Processo, Tempo, Memória, Identidade e Cultura.